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NUBHES

O Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades - NUBHES - foi criado em 2013 e se constitui como laboratório de pesquisa e grupo promotor de atividades de ensino e extensão, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e a Faculdade de Formação de Professores da UERJ. O NUBHES reúne projetos, pesquisadores e parceiros interessados nos dilemas da condição do sujeito no mundo, expressos, entre outros registros, nos relatos diversos sobre vivências individuais, hoje presentes em farto número e variedade na mídia impressa e virtual. As reflexões sobre biografias, autobiografias, memórias, testemunhos constituem eixo aglutinador das investigações de parte significativa de seus pesquisadores. O NUBHES promove encontros acadêmicos, seminários, publicações, oficinas em escolas e produção de materiais didáticos instrucionais, compartilhando ações com outros grupos de pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

Cultura histórica, subjetividades e experiências de mundo

Objetiva-se investigar diferentes usos e visões do passado e das temporalidades na constituição de culturas históricas, com destaque para análise de identidades políticas, culturais e sociais. Busca-se problematizar como certos passados e temporalidades vieram a ser compreendidos, na sua historicidade, e também investigar como sujeitos históricos são portadores de experiências de vida que alteram ou reificam a compreensão do passado então herdado.

Narrativas vivenciais, memória e história intelectual

Objetiva-se problematizar as relações entre narrativas vivenciais e a construção de memórias e identidades sociais, tendo como fio condutor as histórias de vida de sujeitos individuais específicos, nas suas variadas formas discursivas - biografias, autobiografias, memórias, entre outras. Valorizam-se análises no campo da história intelectual, em especial as interfaces com a história da historiografia, no que se refere às reflexões sobre autores, obras, sociabilidades, redes, funções políticas.

Razão biográfica, escrita e ensino/aprendizagem da história

Objetiva-se analisar usos e materialidades discursivas do conceito de razão biográfica nas suas relações entre subjetividades, historiografia acadêmica e didática, e processos de ensino/aprendizagem da história. Valorizam-se investigações direcionadas para a abordagem biográfica na produção historiográfica acadêmica e proposições acerca dos usos de narrativas vivenciais para o ensino/aprendizagem da história, em diálogos com a política, a cultura e processos formativos identitários.

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